sábado, 14 de março de 2009

Unidade Canina dos bombeiros tem “excelente capacidade operativa”



A Unidade Canina de Busca e Salvamento dos Bombeiros de Albergaria-a-Velha foi recentemente avaliada por um especialista francês
A Unidade Canina de Busca e Salvamento (UCBS) dos Bombeiros Voluntários de Albergaria-a-Velha foi avaliada pelo francês major Poutays, bombeiro sapador no Departamento de Incêndios e Segurança de Gironde. O especialista considerou que a mesma equipa se encontra “em excelente capacidade operativa, reunindo condições ideais para futura certificação”.


A formação e avaliação decorreram na passada semana, em situações simuladas de catástrofe de derrocada e grandes áreas. A UCBS foi avaliada nos destroços da antiga Fábrica de Papel do Caima, em Albergaria-a-Velha, local degradado, comparado a uma situação real de derrocada. Depois disso, os operacionais voltaram a ser avaliados na Serra do Arestal, actuando no simulado desaparecimento de um indivíduo numa grande área rural.
O major Poutays, formador de equipas cinotécnicas e responsável por oito destas na sua região, é considerado a melhor entidade francesa da área, tendo experiência em mais de 500 acções em situação real.

O chefe da UCBS, Paulo Bandeira, considera “bastante positiva” a experiência de formação, assim como a partilha de técnicas. Realça ainda que “a UCBS se encontra em progressão e reconhecimento, mas com bastante trabalho a desenvolver”. A unidade é actualmente composta por seis binómios – compostos por um cão e um guia – e encontra-se em funcionamento há oito anos. Já operaram em buscas e salvamento em diversos cenários de desaparecimentos de pessoas, como derrocadas de edifícios, grandes áreas rurais e, recentemente, em meio aquático.

by Diário de Aveiro , 11 de Março de 2009

Nenhum comentário: